20.10.09

Um dia memorável


Se tivéssemos só um dia pra passar em Lisboa, elegeríamos a região do marco do descobrimento, em Belém. Lá, a pé, dá pra visitar da Torre de Belém ao Mosteiro dos Jerónimos, passando pela Rosa dos Ventos, pelo monumento do Descobrimento propriamente dito e, claro, pela pastelaria de Belém. Tudo às margens do rio Tejo.
Começando pela Torre, é possível entrar e conhecer os seis andares, do térreo, onde ficavam enclausurados os presos, passando pelo depósito de mantimentos para os navios, pelo andar que servia de residência para o governador da Torre (sim, existia isso), até chegar ao alto e desfrutar a bela vista. Tudo pela escada.
No marco do descobrimento tem elevador, e é bem mais alto que a torre. Lá de cima se vê direitinho a Rosa dos Ventos, que é um mosaico enorme no chão, que reproduz o mapa mundi com a demarcação das colônias portuguesas com o ano do descobrimento e as rotas para cada uma. De fora, o marco tem esculturas imensas e lindíssimas. Ali perto, no chão, está escrito que "do Tejo se vai ao mundo".
E com mais uma caminhadinha se chega ao Mosteiro dos Jerónimos. Por fora é lindo. Aí a gente entra na igreja, imensa, com colunas gigantescas, vitrais perfeitos, túmulos de Vasco da Gama e Camões e acha que já viu o melhor. Mas aí entra-se no claustro, que é onde viviam os monges e onde estão os túmulos de Fernando Pessoa e Alexandre Herculano e o queixo cai de vez. É tanto detalhe, tanta coisa linda, que só vendo pra crer. Mas as fotinhos ajudam. Clica que aumenta.

Um comentário:

Dadivosa disse...

Aline, vou usar todas essas dicas. Estou há um tempão pra ir a Lisboa, consegui finalmente me organizar e vou aproveitar o feriado de 9 de novembro.
E periga eu dar um pulinho em Sintra também, teu relato me animou :)

Obrigada, visse? ;***