31.7.09

Quando o tiro sai pela culatra

Numa IstoÉ "antiga" (da semana passada), li uma matéria sobre os "parasitas literários", que são aqueles livros que embarcam na onda de sucesso de alguns best sellers pra tentar abocanhar uma marolinha. O exemplo clássico são os livros pós Código Da Vinci, como " verdade por trás do código", desvendando o código", etc.
Um dos livros citados na matéria é o tal do "A Cabana", que eu já vi várias vezes na livraria, mas não me interessei justamente por ser best seller demais. Só que na matéria diz que o livro foi rejeitado por editoras católicas, que consideraram a obra herética. Ôpa! Agora fiquei curiosa. Esses dias tava por R$ 9,90 na Saraiva e nem dei bola.

Por coincidência, entrei no blog do Saramago e encontrei dois textos interessantes: um sobre o direito de pecar, em que ele fala das reações sobre o seu livro "O Evangelho segundo Jesus Cristo" e outro em que transcreve parte do manuscrito da abjuração de Galileu Galilei, que foi obrigado a negar suas descobertas perante a igreja católica.

Um bom exercício de imaginação é pensar em como poderia ser o mundose não houvesse a igreja católica. Como religião não se discute, deixo o tema pra reflexão de quem estiver sem nada pra fazer.

Um comentário:

turnes disse...

Oi nora da Biange! Que bom que vc curtiu minha participação no TQ..aquilo eu adoro, mas não é propriamente stand up, visto que tem caracterização, personagem, encenação e blablabla...de qualquer forma, obrigado e mande beijos pra sogra.