27.3.09

Francês ao bafo

Pra encerrar o capítulo Paraty, fiquei de contar uma historinha passada na sauna do hotel. Praticamente todos os hóspedes eram franceses e, embora eu esteja estudando o idioma, estou bem no começo e não consigo entender muita coisa ouvindo as rápidas conversas. Bom, um belo dia entramos na sauna e já tinha um deles lá. Em seguida chegaram outros e ficamos eu, o Gu, cinco caras e uma mulher. Eles falando francês sem parar e a gente fazendo cara de essência de eucalipto, vez ou outra conversando um pouquinho em português. Todo mundo de sunga e eu de biquini. Situação no mínimo esquisita. Uma certa hora sai a mulher e dá um tropecinho, o que leva os caras a rir e fazer alguns comentários. Provavelmente tinham certeza que a gente não estava entendendo bulhufas. Um deles, que apelidamos de Tio Paulo, (porque era a cara do pai de uma amiga nossa) estava de relógio, então dei uma cutucadinha no Gu e perguntei em alto e bom tom:
"Monsieur, quelle heure est-il, si vous plait?" (sr, q horas são, por favor?)
Gente, a cara de susto que eles fizeram deu vontade de rir moooento! O cara respondeu e depois ficou aquele silêncio sepulcral. A conclusão que chegamos é que eles estavam falando um monte de besteira (talvez até falando de nós) e acharam que a gente estava entendendo tudo. Mal sabem eles que nem a resposta das horas eu entendi direito...

3 comentários:

Maurício Oliveira disse...

Bem-feitô pra eles!

Ila disse...

Hahaha! Fiz a mesma coisa outro dia aqui em Montreal. Estava de pé, no ônibus lotado, e atrás de mim tinha dois meninos, meio saido sa adolescência falando alemão e rindo bem alto. Com certeza tb achando que ngm entendia nada (e provavelmente não entendia mesmo). Pra descer, tive que pedir licença para eles e ataquei com uma das pouquinhas palavras soltas que sei em alemão: "Entschuldigung". Tb me diverti sozinha - quando saí do ônibus - ao ver que eles emudeceram até as portas fecharem atrás de mim, hihihi!

Giancarlo Proença disse...

Toma essa, monsieur! Brinca com a madame!