9.2.09

Boa nova # 2

Pelo terceiro ano consecutivo, Santa Catarina lidera o ranking de doações efetivas de órgãos para transplantes no País. Santa Catarina tem 16,7 doadores efetivos por milhão de população (D.E. p.m.p.), e é o único estado do País a ultrapassar, em todos os tempos, a marca dos 15 D.E. p.m.p. A maioria das captações em Santa Catarina é realizada em hospitais públicos, e todo o processo, mesmo quando envolve clínicas particulares ou hospitais conveniados ao SUS, é gerenciado pela SC Transplantes.
Em termos globais, utilizando-se como parâmetro dados de 2008, o desempenho de Santa Catarina na área de transplantes só é superado pelo registrado em quatro países: Espanha,Estados Unidos, Cuba e Uruguai. Nos últimos anos, o Estado quadruplicou os investimentos destinados à viabilização de transplantes, com recursos na casa dos R$ 12 milhões.
Desde 2005, mais de 500 coordenadores hospitalares de transplantes foram treinados e recebem acompanhamento dos técnicos da SC Transplantes. Esse investimento também permite que Santa Catarina ostente outro número expressivo. É o Estado que realiza o maior número de transplantes de fígado e rins com doadores falecidos, proporcionalmente à sua população. Isso representa uma economia em escala com reflexo em várias áreas, já que, além de ter muito mais qualidade de vida, quem recebe um órgão automaticamente desafoga outros serviços de saúde, como o de diálise.

Com informações da Secretaria de Estado da Saúde.

Um comentário:

Silvestre Gavinha disse...

Muito chique isso. Mais uma razão para dizer com orgulho que sou Catarinaaaa!!!! Cada vez que aqui me perguntam se sou Carioca. Não perdi ainda a mania de falar no x. HEhe.