26.11.08

Saramago total



Essa imagem aí, capa da Folha de hoje (foto Patrick Rodrigues/Agência RBS), é uma das mais chocantes que vi até agora. É o retrato do desespero. Sim, porque pra um grupo de catarinenses, do Vale do Itajaí, entrar num supermercado e pegar comida, só mesmo por muita necessidade. Não parece "Ensaio sobre a cegueira?"
Na verdade não tenho tido muito acesso a internet porque estou envolvida in loco com um evento tributário lá na Praia Brava. Vim pra civilização hoje à tarde pela primeira vez desde segunda. Estamos com uma conexão péssima por lá - embora seja um evento de negócios. Mas a essas alturas a tragédia já virou desculpa pra todo tipo de problema.
Felizmente estou numa situação totalmente privilegiada, nem parece que moro em Santa Catarina. Num mar de tragédia, só pequenos transtornos alteram a nossa rotina.
Só tenho noção do estrago lendo os relatos nos jornais e em blogs como o Diarinho na chuva. Tudo triste demais.

5 comentários:

Jully Fernandes disse...

Oi Aline!
saudade de ti. de vez em qaundo, dou uma passadinha aqui pra ver o que tu escreves, porque gosto muito.
tive a mesma sensação ao ver as imagens lá do vale. parece mesmo coisa de saramago, o caos tá tomando conta de tudo, sempre me vem a mente uma cena no final do filme, quando os personagens centrais aem as ruas.
isso é um pouco a idéia que eu tinha do fim do mundo!
enfim, ando dano graças a deus pela vida que levo.

beijos!

Ana Paula disse...

Aline, por coincidência justamente hoje à tarde eu estava lendo a cena do livro em que a mulher do médico entra no depósito do supermercado para comprar comida. É um trecho muito forte do livro (tem algum fraco?) e também do filme. Mas a diferença sutil é que no "Ensaio" ninguém roubou TV de 42 polegadas...

beijos

Ana Paula disse...

foi mal... ela entra no depósito para *pegar* comida, ninguém comprava nada naquele caos. ato falho! hehe

beijos de novo

Silvestre Gavinha disse...

Aline, cheguei no teu blog por outro blog de um comentário no blog do Carpinejar.
Pois é, assim que vi essa foto, nos jornais, e pela internet toda, logo lembrei do Saramago. Inda mais porquê, não sei se sabias, ele estava no Brasil e fez vários comentários no blog dele sobre toda a tragédia de Santa Catarina. Ele ficou extremamente tocado e muito impressionado e triste. Se quiseres dê uma olhada no: http://caderno.josesaramago.org/
Gostei muito do teu blog.Senti exatamente parecido contigo estes dias passados de toda a tristeza, enquanto minha mãe e meus irmão e também amigos de Itajaí e Blumenau trabalhavam no meio de toda aquela tristeza, entre famílias e conhecidos que tinham perdido tudo ou quase tudo e até se perdido, cá estava eu, tranquila e segura, recebendo telefonemas e e-mails de pessoas preocupadas com os meus aí.
Estava aqui fazendo a minha parte, trabalhando também, na minha rotina.Mas a culpa, essa culpa... não nos larga. Sempre achamos que devíamos fazer mais. Se não sofremos, sentimos culpa. Ô destino esse nosso, judaico cristão!!!!
Grande abraço
Marie

Silvestre Gavinha disse...

Meu Deus! Reli meu comentário publicado e percebi os erros crassos do português usado.
Por favor, atribua ao calor do momento. Desconsidere. Queria só dizer que gostei muito do blog e do post.
Mais um abraço
Marie