21.6.08

Doutor sabe tudo

Na sexta acordei cedo pra ver e ouvir na ExpoGestão o médico Drauzio Varella, que sempre tem o poder de nos despertar pra coisas óbvias. Anotei algumas pílulas de sabedoria para reflexão e segunda-feira vou marcar mamografia. Foi ele que disse:

Doença e morte
"De cada oito mulheres, uma terá câncer de mama, e de cada seis homens, um terá câncer de próstata. E não é praga".
"Nós vamos viver muito, especialmente as mulheres, que provavelmente ficarão viúvas e vão passear com as pensões dos maridos".

Comida
"O hábito de comer muito vem do tempo das cavernas, quando não havia como conservar os alimentos. Nunca houve tanta disponibilidade de alimentos a parcelas tão grandes da população, a culinária evoluiu muito e nós não temos mecanismos de freio diante dos alimentos".
"Resultado: hoje 48% dos brasileiros estão acima do peso".

Exercícios físicos
"Por deixar de girar a manivela para o vidro do carro, um motorista pode deixar de perder 1,2kg em um ano".

"Sabemos que exercício faz bem; nos sentimos bem quando fazemos; mas não conseguimos nos manter fazendo. Por que que a gente é assim? É que o exercício é contra a natureza humana. Tem coisa melhor que o almoço de domingo, seguido de sofá ou travesseiro? Os bichos também são assim. Alguém já viu macaco fazendo abdominal?"

"Quando saio pra correr de manhã cedo, durante o primeiro km, tenho um pensamento único: não há o que justifique um homem passar pelo que estou passando"

"Como mudar isso? A verdade é que ninguém vai resolver isso pra você. O problema é seu. Se o seu estilo de vida não permite tirar 30 min pra andar, você está vivendo errado".
POW!

Nenhum comentário: