21.6.08

Charanguru

O momento mais esperado do evento era a palestra do mega-guru-empresarial indiano Ran Charan, consultor das maiores empresas do setor corporativo do mundo e professor de Harvard. Foi mais que um talk show, foi um "walk show". Além de ter o dom da palavra, o Ran caminhava entre os participantes, respondendo as perguntas em bom inglês. Logo no início, ele anunciou que revelaria os cinco segredos do sucesso. Eu, que não sou boba nem nada, anotei tudinho. Vou até transcrever aqui embaixo, mas não contem nada pra ninguém, porque é segredo:
1 - Mantenha a mente aberta e veja o horizonte. Leia todos os dias a página 1 do Wall Street Journal e pergunte-se: estou detectando as tendências? (será que o DC não vale?)
2 - A cada reunião, encontre um fechamento: quem vai fazer o que quando. (essa eu adorei, vou fazer um banner pra pendurar lá no trabalho)
3 - Realize o que você se compromete a fazer. A urgência é essencial para a execução. (também acho)
4 - Aprenda como as grandes empresas ganham dinheiro. (cuma?)
5 - Estabeleça de três a cinco prioridades. (já vai, tô apagando as outras 49)

Fácil, né? Ah, o Charan lembrou também que nenhum ser humano é incompetente. Todos têm um dom. E que o trabalho do líder é identificar o dom de cada um e colocá-lo no lugar certo.
Ainda bem que eu não sou líder. Isso deve dar muito trabalho.

Nenhum comentário: