4.3.08

Um capítulo à parte

Conhecer o museu Van Gogh, em Amsterdam, foi uma oportunidade de sentir um pouco como foi a trajetória desse gênio que revolucionou a forma de pintar. Além de obras famosíssimas, o museu mostra desenhos e cartas que o artista enviava ao seu irmão Theo. Numa delas é possível ver de pertinho um "rascunho" da famosa pintura do quarto de dormir. Na carta ele diz ao irmão: "este é apenas meu quarto, só pra você ver que rumo meu trabalho está tomando".
Tem até um cardápio que ele fez pra um restaurante em troca de refeições. De tão velho, não tem mais a tinta da caneta que escrevia os menus. Só restou o desenho que ilustrava uma das páginas.
Uma parte da exposição mostra obras famosas de outros artistas que foram "copiadas" pelo Van Gogh como treino, mas que mostram toda a singularidade do artista, mesmo se tratando de uma quase-réplica. E o famoso quadro dos girassóis ele fez pra enfeitar as paredes de uma casa na qual ele sonhava viver e trabalhar com outros grandes pintores da época, mas que as diferenças de gênio não permitiram.
Diferente dos museus que vi em Paris, nesse, cada quadro, cada ilustração, tem uma explicação detalhada. E na lojinha tem um serviço grátis muito legal, que eu nunca tinha visto. De pé, em frente a um monitor embutido na parede, a gente pode, em poucos cliques, gravar um vídeo-mensagem na hora e mandar por e-mail. Como era aniversário da minha mãe, aproveitei pra gravar um parabéns, apesar da vergonha de quem estava atrás de mim, na fila.

Um comentário:

Unknown disse...

Aline, ótimas histórias, dá para viajar um pouquinho contigo.