25.10.10

Una vera famiglia italiana



Quando conheci o Gu, ele morava com a avó paterna, dona Isolda, que naquele mesmo ano fez a passagem desse mundo. Desde então ouço falar na parte italiana da família, já que a irmã da dona Isolda - a Walkyria, casou com italiano (Michelle) há 54 anos, foi pra Itália e lá teve duas filhas: Giuseppina (Pepe) e Margherita. Não tínhamos contato, mas por conta da viagem, começamos a nos falar pelo Facebook.
A tia-vó do Gu, Walkyria, disse que estava ansiosa pra nos ver. Fomos conhecê-los num sábado. Eles moram em um bairro tranquilo de Roma, num apartamento amplo no térreo, com jardim, um oásis no meio da metrópole. Fomos recebidos como reis, com um almoço maravilhoso. Por algumas horas, embarcamos num mundo paralelo de histórias e lembranças de família. Mas uma turma de amigos e uma lista de lugares pra visitar nos aguardavam, e partimos com a promessa de voltar no outro fim de semana.
A vó Walkyria e o vô Michelle tem 87 anos e, por conta de alguns impedimentos, quase não saem de casa - ela, incrivelmente lúcida, está com alguns problemas físicos e ele, forte e disposto, enfrenta lapsos de memória. A Pepe, filha mais nova, mora num apartamento coladinho, no mesmo prédio, junto com a filha Costanza, de 12 anos, uma amor de menina. A outra filha, Marguerita, mora perto e apareceu também.
A nossa segunda visita foi com mais tempo. Novamente fomos paparicados com comidinhas e presentes, além de dicas preciosas de quem mora no local.
Gostei de todos, mas me apaixonei pela vó, sempre elegante, e pela Costanza, uma menina-moleca que não larga o cachorro Lampo. A promessa é que em breve ela e a Pepe venham pra cá.
Foi um fim de semana delicioso, com direito a lágrimas na despedida. Arrivederci!

Nenhum comentário: