20.8.10

Voa, passarinho, voa



Com essa boa notícia (coisa rara em capa de jornal!) e essa foto inspiradora de Charles Guerra, começamos bem a sexta-feira, desejando um ótimo final de semana!


Diário Catarinense
20 de agosto de 2010 |
LIVRES PARA VOAR
Pássaros voltam à natureza
Passarinhar, verbo intransitivo pouco conhecido. Mas praticado por muitos. Significa caçar pássaros. Ontem, 130 aves foram devolvidas à natureza. Resultado de apreensões nos últimos dois meses pela Polícia Ambiental de Santa Catarina e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Espécies como sabiá, trinca-ferro, coleirinho e sanhaço foram soltos em uma área de Mata Atlântica. A pedido da Polícia Ambiental, o nome do município não é revelado.

– Dizer onde foram devolvidos é uma ameaça, passarinheiros podem tentar caçá-los – diz Marcelo Duarte, coordenador do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Parque do Rio Vermelho.

Antes da soltura, os pássaros passam por uma quarentena, onde reaprendem a voar. Dependendo do tempo de confinamento, as reações são diferentes ao voltar à natureza.

Enquanto alguns pássaros voam para a mata e exibem o canto, outros retornam para próximo dos policiais. Dois deles voltaram para o Cetas e passarão por nova quarentena. Na manhã de ontem, a Polícia Ambiental encontrou pinguins nas praias da Ilha foram devolvidos ao mar.

angela.bastos@diario.com.br

Um comentário:

Lígia Fascioni disse...

Menina, vi uma palestra no TED de uma bióloga brasileira (falando em inglês perfeito) sobre o que acontece depois que passarinhos são apreendidos.
Vai lá, dá uma olhada. Vê se não é de arrepiar:

http://www.ted.com/talks/lang/eng/juliana_machado_ferreira.html