26.4.09

Acidente ou erro?

Quem: Gustavo, 37 anos, corpinho de 27, meu marido
O que: entrou num pronto atendimento particular pra pingar um colírio no olho esquerdo e saiu com 10 pontos no supercílio direito
Quando: ontem (25) à noite
Onde: no NAS - Núcleo de Atenção à Saúde, da Unimed, no centro de Floripa
Porque: para aliviar um forte irritação no olho, decidiram aplicar Fenergan intramuscular. Por ser na nádega, mantiveram o paciente de pé. Segundos após a injeção ele sofreu uma síncope vaso-vagal, segundo o médico, caiu e deu de cara no chão.



O Gu amanheceu com o olho beeem vermelho e inchado. Depois de água boricada e uma gota de colírio auto-medicado com ajuda do farmacêutico, o inchaço e a coceira continuaram durante o dia todo. Já estávamos na rua, então resolvemos passar no NAS. Como a gente estava com o Igor, e havia sete pessoas pra ser atendidas antes, o próprio Gu insistiu pra esperarmos na minha mãe, ali do lado. Deixei ele ali, inteirinho, bonitinho, só de olho vermelho. Agora vocês imaginem a minha cara quando o encontrei de volta, deitado numa maca, com um baita curativo sobre o outro olho, tomando soro na veia e com aqueles caninhos no nariz. Ah, fiquei pronta pra rodar a baiana, né? Mas o Gu pediu calma, respira, me contou tudinho e garantiu que foi um acidente, ninguém teve culpa. Mas antes de ir embora, eu perguntei pro médico: não seria o caso de aplicar injeção com o paciente deitado? Afinal, nunca se sabe que reação que a pessoa pode ter. Ele admitiu que sim, e que ia conversar com a equipe técnica. E quando já estávamos de costas, andando pra sair, e eu achava que não ia mais ouvir a palavrinha mágica, ele pediu desculpas.

Pois agora? Conversei com médicos amigos, ouvi opiniões diferentes e, como a parte mais interessada não quer levar o caso adiante, daremos o mesmo por encerrado. Mas só após um comunicado formal à ouvidoria do estabelecimento.

Ah, a tal síncope vaso-vagal é um distúrbio do sistema nervoso e de controle da pressão que leva o corpo a uma reação exagerada depois de uma situação de estresse. É comumente confundida com anafilaxia. Ocorre após uma intervenção dolorosa como injeções e é manifestada por palidez, náusea, diaforese profusa e síncope.

Ah, falando em vagal, o médico foi enfático: cinco dias sem trabalhar, pelo menos.

Ah, o olho irritado melhorou. O outro já fechou, de tão inchado.

Ah, como tive que colocar o despertador pras 3h por causa da medicação, não consegui mais dormir. São 15 pras cinco. Às nove é a próxima dose.

Ah, o céu da madrugada tá lindo, e por causa da chuvarada dos últimos dias, o córrego aqui em frente tá cheião e fazendo um barulhinho tão bom...

10 comentários:

Ana Paula disse...

vê como são as coisas... qdo vi teu comentário no meu blog em plena madruga, pensei: poxa, q bom, gu e aline voltando da balada...

bom, melhoras pro gu. e força na peruca, amiga, porque homem doente é aquela coisa, né? =D

beijo!

Anônimo disse...

Aline ! Fôrça ! Coragem ! Recuperação rápida será ! Acredito ! Só não entendi, comentário de Ana Paula : ..." porque homem doente é aquela coisa, né? " Ana, fineza traduzir !!! Gu não está doente !!!

Leila disse...

Aline, não foi erro nem acidente, pois o que aconteceu ao Gustavo estava no âmbito dos efeitos previsíveis para a situação. Assim, o que ocorreu foi IMPRUDÊNCIA. Se tiveram qualquer gasto a mais, em função disso, o mínimo que os responsáveis devem é cobrir todos os custos ! Melhoras pro Gu.

Anônimo disse...

Essa NAS é uma piada. Fui lá num domingo pois não conseguia respirar direito. Eu sentia sintomas de bronquite, coisa que tive quando criança. Fui diagnosticado com "sinusite", isso mesmo, sinusite!!! Na segunda-feira fui cedo num pneumologista. Diagnóstco: ASMA!!!! E das brabas. Fiquei quase um ano de tratamento. Nunca mais procuro essa NAS!!!

Rogério M disse...

Caramba, que coisa hein? Deve ter sido dureza... mas agora nosso herói já encontra-se tratado e só vai melhorar, pode crer. Melhoras pro Gu e tudo de bom pra vocês.
Magrão

Sérgio disse...

Melhoras ao Cabraleza. Essa tal de vagal sei lá o que derruba mesmo o cara.
Saúde para o casal.

Frank Maia disse...

tô de cara...qdo conseguir catar meu queixo no chão eu falo mais

Francis França disse...

Aff, coitado do Cabrowski!!
Bom, mas por outro lado, cinco dias sem ver a Dona Ogra podem ser considerados uma licença prêmio... eheh. Beijão e melhoras pra ele. Beijo, flor!

Aline Cabral Vaz disse...

Postando de novo pela Bianca, deu pObrema com ela:

Cara, Aline, eu tô CHOCADA com o que aconteceu com o Gu. Gente. Pelo amor de Deus. Que bizarro!
Bianca Arman diz:
Mande beijos cariocas pra ele

Anônimo disse...

Imprudência, negligência, incompetência, irresposabilidade; são essas as palavras que definem esse hospital aí.

Um absurdo.
Beijos revoltados da prima

Marina