23.3.09

Lado B - o transporte

A viagem do Rio a Paraty é feita por uma companhia de ônibus (Costa Verde) que tem ar-condicionado e por fora são bem bonitinhos. Mas por dentro...sujinhos por demais. Nem me arrisquei a usar o banheiro, apesar das 4,5 horas de viagem.
Fora isso, até Mangaratiba, a paisagem é chocante e deprimente. Um monte de aglomerados urbanos sem planejamento nenhum. Dá a impressão que o Estado foi abandonado à própria sorte. Daí pra frente, começa a melhorar, com paisagem do mar e das ilhas. Mas chega a dar uma tristeza de ver a situação em que muita gente vive. E a visão da usina de Angra também não combina nada com a paisagem.
Agora, o pior é o transporte dentro de Paraty. No dia em que resolvemos conhecer as praias de Trindade, nos disseram que fora de temporada era tranquilo ir de ônibus de linha. Qual o que! Na ida, pegamos a saída do colégio. Cancelaram uma linha que ia pro bairro de Patrimônio e agora fazem assim: deixam entrar todos os pagantes e depois liberam pros moradores. O resultado é muito empurra-empurra. Uns alemães que estavam sentados na nossa frente nos olharam com cara de apavorados e a palavra que trocamos foi HELP!
E na volta, então? Voltamos de pé! O pior foi ver que muita gente passa por isso diariamente. Alô, prefeitura! Que vergonha, hein??
Foto só tem da usina nuclear.

Nenhum comentário: