25.8.08

Choque arquitetônico

Antes de mais nada, se alguém apareceu por aqui, desculpa a demora pra dar sinal de vida. Queria ter escrito um monte de coisas, mas me enrolei.
O motivo da minha ida a São Luiz foi conhecer de perto um evento que acontece a cada três meses e que terá Florianópolis como próxima cidade anfitriã. Coube a mim e outros dois colegas a organização do encontro em novembro.
Bom, de São Luiz vi pouca coisa, mas o pouco que vi me deixou com uma triste impressão de má distribuição de renda. Enquanto um pedacinho da cidade tinha um hotel lindo (onde eu fiquei), alguns prédios altos e shoppings, na maior parte eram quilômetros de casinhas de pau-a-pique com muros tomados por propaganda política. As pessoas, em compensação, eram simpáticas, prestativas, generosas.
Na volta passei por Brasília e, como tinha uma hora e meia de espera no aeroporto, resolvi dar um ponto final na minha vergonha nacional: não conhecia a capital do país. Um taxista, amigo-de-um-amigo-meu, me levou pra ver os principais prédios. Fiquei maravilhada com tanta organização, tanta área verde e, principalmente, com o museu nacional e a catedral, embora só os tenha visto por fora.
Foi um contraste radical ver São Luiz e Brasília no mesmo dia. Claro que não tenho informação suficiente pra traçar os perfis das duas cidades, mas, indiscutivelmente, planejamento é tudo.

Nenhum comentário: