25.7.06

Caso sério...

Desde que me conheço por dona-de-casa me incomodo com as profissionais de uma categoria de prestadoras de serviço com a qual tenho imensa dependência: as faxineiras, ou diaristas. Gente, como é difícil acertar!
A primeira era muito boa, trabalhava nas casas de várias pessoas da família. Até o dia em que encontrei com ela usando uma roupa minha, que eu não tinha dado. Apesar das churumelas, nunca mais quis o trabalho dela.
Quem veio depois foi a Cida. Super de confiança, mas com o excesso de peso e de idade começou a faltar quase sempre. Acabava sobrando pra mim quase toda semana.
Aí veio a Daiane, de 21 anos, fazia uma faxina espetacular. Só que era mal-encarada como um pitbull, não dava nem bom dia, e com o tempo o serviço começou a decair. Aí fiquei sabendo que ela tava grávida de cinco meses, porque eu perguntei. Trabalhou até os oito meses de gravidez, depois dispensei com medo que ela prejudicasse o bebê, embora ela quisesse continuar.
É bem cruel a realidade de trabalho desse pessoal, mas tem umas que não colaboram nem um pouco.
Hoje comecei com a Jenifer, de 18 anos. Quando ela entrou começou a fungar e lacrimejar; é alérgica a gatos, coitada. Mas é uma gaúcha - ponto positivo! - que parece bem disposta, ainda não vi como ficou o serviço. Mas quem fez toda a negociação foi a mãe dela, que deixou bem claro: ela não limpa os vidros. Uma vez por mês eu vou lá e limpo, porque tenho medo que ela caia". Mãe é tudo igual. Tomara que dê certo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Caraca maluco! Veja a minha história: minha diarista fazia a limpeza lá em casa há mais de 5 anos. Ótima, amiga, gente boa, de confiança e todos os outros predicados. Vinte e poucos anos e 4 filhos. De vez em quando eu dava uma forcinha, dentro das minhas possibilidades. Sebe o que rolou? Ela sumiu sem dar um tchauzinho sequer. Já descobri que está bem de saúde e tudo. Moral: tem pessoas que não dão valor a certos códigos de bem viver e vivem mal por isso. Seja rico ou pobre. Uma pena. Boa sorte aí com a sua Marinete!

Megui disse...

taí uma coisa que eu não quero: faxineira. Não gosto, não quero, não confio. Tenho pavor de alguém tocando nas minhas coisas. Vai ver que é porque já me roubaram muita coisa.

Às vezes as pessoas tentam ser legais e elas tiram vantagem. Por outro lado, vejo muito patrão que só critica e não faz um elogio ao trabalho delas. Relação complicada.

Aqui a maioria é na base do faça você mesmo. Meus amigos então são piores ainda. Eles pintam, costuram, levantam parede ou seja lá o que for. Com exceção do meu namorado que é o cara mais desajeitado que eu já conheci.

Giancarlo Proença disse...

Puxa, a nossa aqui em casa é tão boa! Fica com a chave, vem, limpa, vai embora e deixa troco. Até te indicaria, mas ela tem os dias cheios. Beijos.

Alice disse...

VC acredita que minha mãe já teve mais de 20 empregadas?
E faxineira?umas 30!!
Tive uma faxineira q eu fazia graça enquanto ela limpava o vidro,a coitada ria tanto q dava até medo dela despencar da janela!
Aqui em casa tb não damos sorte com faxineira,tenho cada história,vc acredita q uma roubou um brinco da minha orelha qdo eu tinha 4 anos descaradamente.
Boa sorte com a Daiane!!
beijos!!

Alice disse...

Caraca Aline!
Tô ficando maluca,não repara!
Não sei da onde eu tirei Daiane!!
Boa sorte com a Jenifer!

Anônimo disse...

Não concordo com o "ponto positivo" da Jenifer, quem manda nascer "do outro lado da linha" como umas e outras..rs!